Home » Informação » Vladimir Putin assina decreto em que reconhece a independência de Kherson e Zaporizhzhia

Presidente da Rússia deve oficializar nas próximas horas a anexação dos dois territórios, além das áreas de Donetsk e Lugansk

presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um documento na madrugada desta sexta-feira (30, horário local) no qual reconhece a independência das regiões ucranianas de Kherson e Zaporizhzhia.

“Ordeno reconhecer a soberania do Estado e a independência” das regiões de Zaporizhzhia e Kherson, informou Putin nesses decretos.

Putin realizou o mesmo movimento no fim de fevereiro deste ano, quando assinou a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk. Dias após ter oficializado os dois territórios ucranianos como livres, o governo da Rússia ordenou a invasão ao país vizinho, chamada por russos até os dias de hoje de operação militar especial.

Nas próximas horas, Putin deve assinar outro documento, dessa vez um ofício no qual certificará a anexação de Donetsk e Lugansk, além de Kherson e Zaporizhzhia. Essas quatro regiões que serão acopladas pela Rússia representam cerca de 15% do território ucraniano.

A anexação será possível devido a um referendo promovido nessas quatro regiões, que mostrou que a população local supostamente deseja que esses territórios sejam controlados pela Rússia.

Organização internacionais, como a ONU, a Otan e a União Europeia, além de países como os Estados Unidos, já afirmaram que não reconhecerão as novas fronteiras russas.

 

Fonte: R7, com informações da AFP Foto: SERGEI BOBYLYOV/AFP – 16.09.2022

Eu Quero a Record TV