Finlândia e Suécia devem decidir nas próximas semanas se vão entrar para a aliança militar
A Rússia advertiu nesta quinta-feira, 14, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que poderá reforçar suas defesas, inclusive com a implantação de armas nucleares, caso a Suécia e a Finlândia entrem para a aliança militar.
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse que, caso esse movimento se concretize, o Kremlin terá de fortalecer suas forças terrestres, navais e aéreas no Mar Báltico. Medvedev também levantou explicitamente a ameaça nuclear, ao dizer que não se pode mais falar de um Báltico “livre de armas nucleares”.
“Até hoje, a Rússia não tomou tais medidas e não iria”, disse Medvedev. “Se nossa mão for bem forçada, tome nota que não fomos nós que propusemos isso”, acrescentou.
Alianças com a Otan
A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia, e a Suécia estão considerando ingressar na Otan.
A Finlândia deve tomar uma decisão nas próximas semanas, disse a primeira-ministra, Sanna Marin, na quarta-feira 14. O país conquistou a independência da Rússia em 1917. Hoje, a Finlândia anunciou um exercício militar com a participação de forças de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Letônia e Estônia.
Fonte: R7 – Revista Oeste Foto: Divulgação/Otan/Flickr
Américas No Ar – 26/01/23 – Veja onda de imigração infantil e recorde de pedidos de Obamacare
Acompanhe o Américas No Ar de segunda a sexta, às 19h30 (NY). Veja como assistir nos EUA ou Canadá: https://linktr.ee/RecordTvAmericas [...]
Entenda o caso do brasileiro acusado de matar a ex-mulher, nos EUA, e ocultar o corpo
Crime ocorreu em março de 2022 e está sendo investigado; Justiça pode condenar à prisão perpétua ou à morte O [...]
O que se sabe sobre a supergonorreia que põe os Estados Unidos em alerta
Autoridades sanitárias do estado de Massachusetts identificaram dois casos de resistência antibacteriana aos medicamentos usados O anúncio do DSP (Departamento de [...]