Home » Informação » Mais de mil haitianos bloqueados no nordeste do México tentam entrar nos Estados Unidos

O governo local oferece abrigo temporário aos migrantes, que chegaram com um cartão humanitário de visitante provisório

Mais de mil haitianos estão bloqueados na cidade mexicana fronteiriça de Nuevo Laredo (nordeste), de onde esperam atravessar a fronteira para os Estados Unidos e ser aceitos pelas autoridades migratórias do país.

O governo da cidade, localizada no estado de Tamaulipas, oferece abrigo temporário aos migrantes, que chegaram com um cartão humanitário de visitante temporário, e está aplicando a vacina contra a Covid-19, informou Humberto Fernández Diez de Pinos, secretário de Proteção Civil.

A cidade recebeu mais de de 3.000 imigrantes haitianos, dos quais quase 2.000 atravessaram legalmente a fronteira com os Estados Unidos — todos tinham reuniões programadas com as autoridades migratórias.

Desde meados do ano passado, dezenas de milhares de haitianos, muitos deles procedentes do Chile e do Brasil, viajaram pelo continente americano até chegarem ao México para tentarem entrar nos Estados Unidos e solicitar asilo.

Muitos que não alcançam o objetivo optam por pedir asilo ao México, onde o número de solicitações de haitianos mais que triplicou em 2021 na comparação com 2020, de acordo com dados oficiais.

 

Fonte: R7 – AFP Foto: PAUL RATJE / AFP

Eu Quero a Record TV