Home » Informação » Jogadora de basquete Brittney Griner vai recorrer de condenação ‘absurda’

Atleta foi detida em aeroporto russo, em fevereiro, portando cigarro eletrônico com derivado da cannabis

A jogadora de basquete americana Brittney Griner, condenada nesta quinta-feira a nove anos de prisão por tráfico de drogas por um tribunal russo, vai recorrer dessa decisão “absurda”, anunciaram seus advogados.

“O veredicto é totalmente absurdo. Vamos recorrer, sem dúvida”, disseram os advogados da jogadora em comunicado, logo após o anúncio da sentença.

Griner está detida na Rússia desde sua prisão em fevereiro na posse de vapor líquido à base de cannabis.

 

A condenação

Nesta quinta-feira (04), um tribunal russo condenou a jogadora a nove anos de prisão por ter sido flagrada com um cigarro eletrônico carregado com óleo de haxixe, um derivado da maconha, no Aeroporto Internacional de Moscovo-Sheremetievo, em fevereiro.

No caso, de acordo com as leis russas, a pena poderia ser de até 10 anos, porém a juíza, Anna Sotnikova, levou em conta o pedido de edsculpas de Griner e a carreira vitoriosa da atleta que colecionaa títulos mundiais e olímpicos.

A prisão da jogadora gerou uma tensão diplomática entre Rússia e Estados Unidos. Joe Biden, presidente norte-americano, chamou o veredicto de “inaceitável” e pediu que ela fosse liberada. Nas últimas semanas, o governo americano se movimentou sobre o caso e o secretário de Estado, Antony Blinken, acionou a diplomacia russa na tentativa de um acordo.

“Eu peço a Rússia para libertá-la imediatamente para que ela possa voltar para sua esposa, seus amigos mais amados e companheiras de time”, afirmou Biden.

O flagrante aconteceu no dia 17 de fevereiro, cerca de uma semana antes da invasão russa na Ucrânia. O uso recreativo de cannabis é permitido no Arizona, estado americano em que a jogadora atua.

 

Fonte: R7 – AFP Foto: EVGENIA NOVOZHENINA/REUTERS – 27.07.2022

Eu Quero a Record TV