Home » Informação » EUA dizem que Ucrânia recebeu caças para combater russos

Pentágono não informou quais são as aeronaves ou a origem delas, mas deu a entender que os aviões são de fabricação russa

A Ucrânia recebeu caças e peças de reposição para reforçar sua aviação, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, nesta terça-feira (19), sem especificar quantos, que tipo de aeronave e sua origem.

“Hoje eles têm mais caças à sua disposição do que há duas semanas”, disse o porta-voz a repórteres. “Sem entrar em detalhes sobre o que outros países enviaram, eu diria que [os ucranianos] receberam aeronaves adicionais e peças de reposição para aumentar sua frota”, completou.

Kirby não detalhou o tipo de avião fornecido ao Exército ucraniano, que pede o envio de caças há semanas, mas deu a entender que são de fabricação russa.

O porta-voz do Pentágono explicou que os Estados Unidos, que não querem parecer um país beligerante nessa guerra, facilitaram o envio de peças de reposição ao território ucraniano, mas não aviões.

Kiev pedia aos aliados ocidentais os caças MiG-29 que seus soldados sabem pilotar e que um punhado de países do Leste Europeu possui.

No início de março, foi discutida a possível transferência desses aviões russos da Polônia, mas os Estados Unidos se opuseram por medo de que a Rússia pudesse considerar um envolvimento direto demais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no esforço de guerra.

 

Fonte: R7 – AFP Foto: KACPER PEMPEL/REUTERS – 24.8.2013

Eu Quero a Record TV