Home » Informação » EUA descartam convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para Cúpula das Américas

O motivo para excluir alguns países do encontro, que será realizado em junho, seria o desrespeito à democracia

Os Estados Unidos descartaram nesta segunda-feira (2) a possibilidade de convidar os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela para a Cúpula das Américas, que será realizada em junho, em Los Angeles, por considerar que eles não respeitam a democracia.

“Cuba, Nicarágua e o regime de [Nicolás] Maduro não respeitam a carta democrática das Américas, e, portanto, não espero sua presença”, declarou o subsecretário dos EUA para América Latina e Caribe, Brian Nichols, em entrevista à emissora NTN24.

Nichols ressaltou que o presidente dos EUA, Joe Biden, “foi bem claro no sentido de que os países que não respeitam a democracia não vão receber convite” para a cúpula, que reunirá chefes de Estado e de governo da região.

Em conversa por telefone com Biden na última sexta-feira (29), o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pediu que nenhum país seja excluído da cúpula.

“Disse ao presidente Biden que, se houver a Cúpula das Américas, todos os países têm que participar, todos os povos da América, que ninguém deve ser excluído”, afirmou o líder mexicano.

Obrador não fez referência a nenhum país diretamente, mas há uma semana Cuba afirmou que os EUA a haviam excluído dos preparativos para o encontro.

A Casa Branca não reconhece o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro e mantém fortes divergências com o líder da Nicarágua, Daniel Ortega.

Em dezembro, Biden realizou uma Cúpula pela Democracia em que Venezuela, Nicarágua, Cuba, Bolívia, El Salvador, Honduras, Guatemala e Haiti foram excluídos. Washington acusa o governo desses países de corrupção e de violações aos direitos humanos.

O presidente mexicano disse também que sugeriu a Biden fazer um “convite aberto”, de modo que “quem não quiser ir não irá”. O presidente americano “disse que vai pensar” a respeito, afirmou.

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, os convites para a Cúpula das Américas ainda não foram “emitidos”.

 

Fonte: R7 – EFE Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

Eu Quero a Record TV