Home » Informação » Estados Unidos perdoarão todos os condenados por porte de maconha

Ordem executiva federal assinada pelo presidente Joe Biden deve beneficiar cerca de 7.500 pessoas em todo o país

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (6) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perdoará todos os condenados em nível federal por porte de maconha por meio de uma ordem executiva.

“Mandar pessoas para a prisão simplesmente por portar maconha afetou muitas vidas e colocou pessoas na prisão por uma conduta que é legal em muitos estados”, disse Biden em um vídeo para anunciar a decisão.

Em uma conversa por telefone com jornalistas, funcionários de alto escalão do governo dos EUA explicaram que a ordem afetará os condenados em nível federal, no qual ninguém está preso atualmente, mas que Biden pretende incentivar os governadores a fazer o mesmo nos estados.

“Estimamos que cerca de 6.500 pessoas condenadas por porte de maconha em nível federal e mil pessoas no Distrito de Columbia possam se beneficiar dessa decisão”, detalhou um dos funcionários durante a ligação.

Essas condenações, em muitos casos, dificultam o acesso das pessoas afetadas a moradia e a emprego.

A maioria das condenações por porte de maconha, no entanto, ocorre em nível estadual, razão pela qual o governo do presidente democrata pedirá aos governadores de todo o país que tomem a mesma medida.

O anúncio faz parte de uma série de ações executivas anunciadas por Biden para tentar tomar medidas para descriminalizar a maconha, uma promessa eleitoral que, no entanto, foi retardada pela falta de acordos no Congresso.

Biden decidiu acelerar o processo e lançar uma série de medidas para aliviar a carga que as condenações por porte de maconha representam para grande parte da sociedade americana, especialmente a população não branca do país.

 

Fonte: R7 – EFE Foto: MANDEL NGAN/AFP – 6.10.2022

Eu Quero a Record TV