Home » Informação » Cuba reporta danos em 750 casas e 3.200 hectares de cultivo por fortes chuvas

Temporais remanescentes do furacão Agatha também deixaram três mortos e um desaparecido na ilha caribenha

As fortes chuvas dos últimos dias no leste e no centro de Cuba provocaram danos em 750 casas e 3.200 hectares de cultivo, além de cortes no fornecimento de energia, segundo um relatório preliminar do governo cubano divulgado neste domingo (5).

Como já havia sido relatado, as chuvas, remanescentes do furacão Agatha, também deixaram três mortos e um desaparecido em Cuba. As chuvas já estão diminuindo na maior parte do país à medida que se deslocam para o nordeste, em direção à Florida, nos Estados Unidos.

De acordo com um relatório preliminar, os piores efeitos são encontrados em 750 casas, 21 delas totalmente destruídas e 162 com danos parciais, principalmente nos telhados.

O ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil, disse que 3.200 hectares de plantações de tabaco, batata doce, pepino e abóbora foram danificados.

O setor eléctrico também foi afetado, com 158 mil clientes prejudicados, mas apenas 4.487 permanecem sem serviço, principalmente nas províncias ocidentais de Pinar del Río e Artemisa, enquanto a precipitação média acumulada atingiu 73,6 milímetros, o equivalente a 38% da média mensal, segundo o INRH (Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos).

Além disso, os reservatórios estão em 51% após as chuvas torrenciais, o que representa um aumento de 409 milhões de metros cúbicos de água devido à tempestade (e são esperados novos aumentos, ainda não contabilizados).

 

 

Fonte: R7 – AFP Foto: YAMIL LAGE/AFP – 3.6.2022

Eu Quero a Record TV