Secretário-geral da aliança militar afirma que ainda não há sinais concretos de desescalada da tensão na fronteira ucraniana
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta terça-feira (15) que a Rússia está dando a entender que deseja dialogar, o que gera um “otimismo prudente”, mas destacou que ainda não há sinais concretos de desescalada na fronteira com a Ucrânia.
“Acreditamos que há espaço para um otimismo prudente, há sinais da parte de Moscou sobre seu interesse em manter os esforços diplomáticos”, disse Stoltenberg, para quem a transferência de tropas russas da fronteira não representa uma desescalada real.
Mais cedo, a Rússia anunciou a retirada parcial das tropas estacionadas nas proximidades da fronteira com a Ucrânia.
Em uma entrevista coletiva em Bruxelas, Stoltenberg explicou que as tropas russas deixaram na área equipamentos pesados e infraestrutura militar, e que isso permitiria um rápido retorno das tropas às proximidades da fronteira.
Dessa maneira, o secretário-geral da Otan acrescentou que “até agora não vimos uma desescalada, nem vimos sinais de redução da presença militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia”.
“Vamos continuar monitorando e acompanhando de perto tudo que a Rússia está fazendo”, disse.
A decisão da Rússia de concentrar quase 100 mil soldados e equipamento bélico nas fronteiras do país com a Ucrânia, no fim de 2021, provocou muita preocupação sobre uma possível invasão do território ucraniano.
Fonte: R7, por AFP
Foto: SERGEY PIVOVAROV/REUTERS – 26.01.2022
Rapper de 22 anos é preso, suspeito de ser atirador em desfile nos EUA
Conhecido por Awake The Rapper, Robert E. Crimo III foi preso na segunda-feira, no Estado de Illinois A polícia prendeu [...]
Otan: países assinam protocolo de adesão de Finlândia e Suécia
Cada um dos 30 membros da aliança ainda precisa ratificar a decisão Os 30 países da Organização do Tratado do Atlântico [...]
Hacker afirma ter roubado dados de 1 bilhão de chineses
Base com nome, data de nascimento, endereço e número de celular está à venda na internet por mais de R$ [...]